ATINI

ATINI

Alegoria missionária: O Clamor do Indígena

do Veredas Missionárias 

O Clamor do Indígena

(Alegoria: um jovem, vestido de índio, com arco e flecha. Um fundo de floresta. A lua boia no céu. Um toque surdo a bombordo, ao longe.)

- Tupã! Tupã! Deus do trovão, do raio,
das chuvas e do fogo que devora,
ouve este meu clamor da alma nascido,
dá-me do teu amor que revigora!

Nas selvas nascido,
por males ferido,
suplico a Tupã,
das noites serenas,
em horas amenas,
ao pôr da manhã!

Nasci na taba, ao toque surdo e triste
da gaita e do boré. Rompia ao longe
a fria madrugada. Espesso véu
cobria a terra, como um véu de monge!

A lua, branca, era um espelho argênteo
refletindo, na face, aquele lago...
A graúna cantava no arvoredo,
madura fruta dava o doce bago.

O céu – era um pálio aberto,
a mata – um vasto deserto
onde a areia era – a folhagem!
E a brisa, fria e gemente,
cantando um hino dolente,
tinha por harpa – a ramagem!

Nasci assim, nessa hora um tanto aziaga,
nessa hora, quando o grito dos selvagens,
jogando a tora, pelo espaço troava,
um tom álacre dando as mil paisagens!

E agora, sem Deus,
chorando a desdita,
me fico a cismar...
Quem dera, quem dera,
a História de Cristo
poder escutar!

Ouvi falar de um Homem, certa vez,
lá para as bandas da Judéia antiga,
que morrera na cruz para livrar-nos
de tristezas, de dores e fadiga!

E nunca mais me falaram
do Amor desse Homem Bendito,
- tão grande como o Infinito...
Oh! nunca mais me contaram!

Morrer na ignorância,
que vindo da infância
irá até a morte!
Ai, que sorte ingrata...
Tanta dor me mata,
e eu ainda tão forte!

Se aqueles homens brancos da cidade
mandassem nos contar a bela História
- somente para nós...
Conhecemos, apenas, campos, matas,
pescarias, caçadas, danças, guerras,
as nascentes de rios caudalosos,
até a sua foz!

Mas, espera, índio sedento!
Tupã ouviu teu lamento,
brancos mandou para cá...
Eles vem trazer a Luz
do Homem que morreu na cruz
o Perdão a todos dá!

Eles vêm! Porém, se um dia
deixando a sua terra,
o índio triste, chorando,
pouco a pouco vai voltando
às danças, ao crime, à guerra!

O índio é valente,
feroz, mas temente
ao grande Tupã!
Tem alma que fala...
da morte salvá-la
não é cousa vã!

Ó, branco, tem pena!
O índio te acena
com o seu coração!
Ó branco, ouve o brado
de quem, sendo escravo,
também é irmão!

E quando a morte vier buscar na selva densa
a alma do índio cansado, após a luta intensa
da vida laboriosa,
por certo, ele que creu na doce e bela História
do Salvador – terá por recompensa a Glória
que todo o justo goza!
Bendirá, para sempre, o esforço e o amor ingente
de quem mandou e foi levar alegremente
às selvas o Clarão!
Bendirá quem deixou o conforto e a cidade
para levar-lhe a Luz, a Paz e a Liberdade,
ao índio dando a Mão!

Pr. Alfredo Mignac

No livro Horas Vibrantes (1939)

Nossa segunda casa missionária

do Missionária Kelem Gaspar 


Essa pequena casinha de barro alojará mais duas alunas do curso de missões Pakau Oro Mon aqui no projeto campos brancos, não é um trabalho fácil, mas Deus tem sido fiel. Agora precisamos fazer o piso de cimento nas três casas missionárias, por causa da poeira, umidade e para dificultar o acesso de pequenos e perigosos animais peçonhentos, comuns aqui na região. Que tal você nos ajudar com esse material? precisamos de cimento, areia, seixo e barro. Faça missões conosco!

Notícias sobre a abertura do primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Evangélicos


do União de Blogueiros Evangélicos


Wallyson Sousa (camisa branca) no Enblogue


Os Blogues não simbolizam apenas uma revolução cibernética, mas sobretudo uma revolução na produção do conhecimento. Esta foi a declaração de Valmir Nascimento Milomem, durante o I Encontro Nacional de Blogueiros Evangélicos, que acontece dentro da programação paralela do XV Encontro Para a Consciência Cristã.



Co-fundador da União de Blogueiros Evangélicos, entidade que organiza juntamente com VINACC, o 1º ENBLOGUE, Valmir traçou um paralelo entre a Reforma Protestante, com o que ele chama de “Impacto Intelectual das mídias”.





Segundo ele, a influência que os blogues tem exercido frente à teologia só tem sido possível, devido ao advento das mídias sociais, assim como a imprensa foi fundamental na propagação dos ideais reformistas na época de Lutero.



- As idéias podem circular sem controle hierárquicos estabelecidos, permitindo novos pontos de vista, informações e uma liberdade pessoal muito maior - , acrescentou Valmir Nascimento.






A abertura do ENBLOGUE também contou com as participações do pastores Altamir Germano-PE, e Carlos Roberto da Silva – SP. O evento será encerrado nesta tarde com as palestras de Vinícius Pimentel, fundador do site “Voltemos ao Evangelho”; da Drª. Norma Braga - SP; e do pastor Renato Vargens – RJ. Eles vão falar sobre a Blogosfera Cristã.

UBE - União de Blogueiros Evangélicos

Curso de Missões - Fonte: do Missionária Kelem Gaspar






Esses são os jovens que estão na base missionária Pakau Oro Mon no interior do Pará, eles estão aqui para um treinamento de um ano, nessas imagens eles estão plantando mandioca para fazer farinha. Esses jovens missionários tem feito a diferença aqui no município, eles deixaram tudo para trás por amor ao Reino e ao trabalho de missões. 

Desafios para o primeiro trimestreFonte: de Kelem Gaspar



Precisamos de oração e de ajuda para realizar os projetos do primeiro trimestre de 2013.
1- Como você sabe meu marido está no Peru, construindo um templo para os índios congregarem e está precisando urgentemente de um motor de popa, no valor de R$ 1.500 para a evangelização da área indígena e ribeirinha. A área a ser alcançada é enorme e esse motor é indispensável.
As ofertas para esse desafio podem ser depositadas no Banco do Brasil, Ag 2123-7, cc 15290-0, no nome de Dulcival Guedes de Sousa. Mande sua contribuição de qualquer valor, faça sua parte, é para a glória de Deus.
2- Estamos construindo a casa dos missionários e mais uma creche missionária na ilha do derrubado, é tudo de barro e vara, mas precisamos de 100 telhas brasilites, no valor de R$ 13 a unidade. E está faltando R$ 1.000 da mão de obra,  a ser pago no dia 10. Com essa casa e com a creche poderemos alcançar muitas crianças e pais para Cristo, será uma benção. Nos ajude.
3- Vai chegar mais duas alunas no curso de missões, precisamos fazer mais um pequeno alojamento. Essas meninas vem de longe para servir a Deus aqui, em condições difíceis, por amor a obra missionária. O valor do pequeno alojamento de barro, já coberto é de R$ 1.400.
Para contribuir com os projetos 1 e 2, mande sua contribuição para Banco do Brasil Ag 1436-2, cc 6993-0 ou Bradesco Ag 0697, cc 523.164-7.

Tenho consciência de que só um  milagre pode nos ajudar a resolver tudo isso, mas, se chegamos até aqui, é porque cremos em milagre. CRISTO VIVE!
kelem gaspar